Saudação à Mãe Universal

para Tia Maria
Peixe rainha
feminina
água
abebé prateado
abana a brisa marinha
espelho que irradia
a maré que sobe
atemporal e sábia
mulher que atravessa a ponte
em branco e renda
contra-egum, balagandãs
pulseira e bracelete de ouro
anéis prateados, correntão
uma figa bem feita
abre a palma da mão
lê e abençoa o meu destino
odu, abô, bori, paò
Mãe, o seu ser me anima,
me estima, me nina, me mima
Senhora de todas as coisas
flor de laranjeira
nascente do paraguaçu
baía de todos os santos
veleiros, vapor, canoa
que leva à pedra da baleia
sereia negra e branca
dandalunda, tetuda,
mulher golfinho
pititinga
oxigênio submarino
suor, cana, farinha
festa, escambo
mercado, irmandade
luz que não se apaga
corpo físico ritualístico
morte e vida
Terra-Mãe
renovação
me dobro, me deito, saúdo
branco, funfun
Ifá, Odudua, Obatalá
Iami, iaô
Samba e liberdade
“Nossa Senhora me dê licença
Me dê seu salão para vadiar…”

Tags: , , , ,

2 Respostas to “Saudação à Mãe Universal”

  1. terezinha Says:

    F. nessa poesia suas memórias e paixões se fizeram retórica banhada pelas águas da simbologia.
    Adorável, mística…um amor louco pela serenidade.
    “Quando eu morrer voltarei para buscar, os instantes que não vivi junto ao mar” *- foi a frase que me ocorreu ao lê-la e sentí-la.
    (* O Mar de Sophia – Maria Bethania ).

  2. Flávio de Setta Says:

    ESTRELA…………ESTRELA ABRE OS MEUS CAMINHOS……..Ó MINHA ESTRELA.
    ESTRELA QUE BRILHA NO CÉU,
    ESTRELA SE REFLETE NO MAR,
    ESTRELA VEM NOS GUIAR
    ESTRELA………….ESTRELA ABRE OS MEUS CAMINHOS……Ó MINHA ESTRELA.
    ESTRELA QUE BRILHA NO CÉU
    ESTRELA SE REFLETE NO MAR,
    ESTRELA VEM NOS LIBERTAR.
    ESTRELA, ESTRELA ABRE CAMINHOS.
    NO CÉU………NO MAR……….LEVANTA/REFLETE/DERRETE SEU GELO LUAR.

Deixe um comentário